Grand Canyon-Rio colorado
Reflexão Pessoal: O Grand Canyon é um excelente exemplo daquilo que abordamos em algumas aulas de Geologia-A Terra-Um planeta em mudança. Este espetacular e lento acontecimento provocado pela erosão do solo e do subsolo por este especial rio associa-se perfeitamente ao principio do Atualismo, em que, o passado pode ser interpretado a partir do que se observa no presente, dado que as causas dos fenómenos hoje observados são as mesmas que, no passado, provocaram fenómenos semelhantes.
Segundo este princípio, o presente é a chave do passado. O rio escavou tudo como é visivel nas imagens e transportou rochas mais recentes do que todos os estratos sedimentares, que se encontram nas suas margens actualmente. De acordo com o principio da idade relativa, podem existir fosseis de seres vivos nestes estratos tendo vivido mais recentemente aqueles que se encontram nos estratos de cima. Apenas os fosseis de idade como por exemplo as trilobites podem datar os estratos sedimentares visto terem vivido num curto periodo de tempo( no caso do Grand Canyon encontram-se, em reduzidas camadas), mas habitaram uma area extensa no planeta( no caso do Grand Canyon encontram- se em zonas muito dispersas e distantes).
Ceriosidades sobre o grand Canyon aqui: http://gigantesdomundo.blogspot.pt/2011/11/grand-canyon-o-maior-desfiladeiro-do.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário