terça-feira, 30 de outubro de 2012

Noticia recente


Supersónico Felix Baumgartner



O paraquedista austríaco Felix Baumgartner tornou-se este domingo o primeiro homem a saltar em queda livre a mais de 38 quilómetros de altitude, ultrapassando a barreira do som.
Felix Baumgartner, de 43 anos, conseguiu o feito à quarta tentativa na missão "Red Bull Stratos".
Na queda livre, que demorou quatro minutos e 19 segundos, o atleta de alto risco chegou a ultrapassar mais de mil quilómetros por hora na descida, antes de abrir o paraquedas e pousar de pé em solo norte-americano, num deserto em Novo México.



Reflexão pessoal: Já estudamos em Geologia a memória dos tempos geológicos que nos mostra que a Terra desde os seus primórdios até à atualidade não foi tudo «um mar de rosas». Antes pelo contrário, já  passou por  períodos glaciários associados ás regressões marinhas; periodos interglaciários como o que estamos a atravessar hoje, associado ás transgressões marinhas; Impactos cósmicos de meteoritos ou de fragmentos de cometas, etc. Este espetacular acontecimento protagonizado por Felix mostra- nos a que velocidade é que os meteoritos passam a atmosfera. Muitos deles inflamam-se e desintegram-se devido ao atrito provocado pela sua entrada na atmosfera, mas como antigamente a atmostera era menos espessa o nosso especial planeta estava «descoberto» e muito exposto a este tipo de invasões cósmicas provocando grandes deformações na crusta terrestre como crateras. A possivel causa da extinção em massa dos dinossauros e de outros seres vivos foi a queda de um meteorito. Isto mostra- nos a potência e as consequências desastrosas que um pequeno corpo extraterrestre a milhares de km/h pode causar. Se Felix demorou apenas 4 minutos e 19 segundos, imaginem a velocidade de um corpo com um peso muito mais elevado e com um maior tamanho pode atingir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário