terça-feira, 9 de outubro de 2012

Noticia recente


Tiranossauro rex: Uma galinha anabolizada

O T. rex é o mais famoso dos dinossauros. Agora, sabe-se, ele tinha plumas. Será que cacarejava?   PETER MOON


FICÇÃO CIENTÍFICA -O T. rex, astro de O parque dos dinossauros (1993). A visão não condiz com a realidade (Foto: AFP)

Qual é a primeira imagem que vem à mente quando se lê a palavra dinossauro? Um tiranossauro? Desde 1906, quando o primeiro fóssil de umTyrannosaurus rex foi encontrado nos Estados Unidos, a espécie se converteu num sinônimo dos grandes répteis do passado. O tiranossauro era uma máquina mortífera. Com 8 metros de comprimento e 7 toneladas, não era o maior dos dinossauros nem o maior carnívoro. Era, porém, o mais assustador. Agora, ficamos sabendo mais: diferentemente do que sugere a tradicional imagem ao lado, o T. rex era todo coberto de penas.
FICÇÃO CIENTÍFICA O T. rex, astro de O parque dos dinossauros (1993). A visão não condiz com a realidade (Foto: AFP)
Pesquisadores do Instituto de Paleontologia e Paleoantropologia de Vertebrados de Pequim, China, estudaram três fósseis quase completos de uma nova espécie de tiranossauros, que batizaram de Yutyrannus huali. O nome, apresentado agora na revista britânica Nature, é sugestivo. Yu, em mandarim, quer dizer pluma.Huali é o adjetivo para belo. Para os cientistas, os novos tiranossauros eram emplumados, belos e terríveis. A descoberta permite dizer que toda a família de tiranossauros, incluindo o T. rex, era emplumada. Todos eles eram também ancestrais diretos das aves, que, como concordam os paleontólogos, são modernos dinossauros.
JURÁSSICOS Imagem de como viviam os yutiranos na China, há 150 milhões de anos. Eles tinham patas de galinha e o corpo plumado (Foto: Brian Choo)
JURÁSSICOS Imagem de como viviam os yutiranos na China, há 150 milhões de anos. Eles tinham patas de galinha e o corpo plumado (Foto: Brian Choo)
Fonte:revistaepoca.globo.com/.../noticia/.../tiranossauro-rex-uma

Reflexão pessoal: Como o nosso professor de Geologia nos alertou para o facto de recentemente se ter descoberto que o dinossauro T-Rex não era apenas um réptil gigante, mas também uma especie de ave coberta de penas eu fiquei muito curioso e procurei uma noticia relacionada com isso e felizmente encontrei . Isto prova- nos que infelizmente nenhum saber é absoluto, ou seja, o que pode ser entendido como uma coisa hoje, amanhã pode ser outra. Por isso estamos sempre a descobrir novas especies e novas características das especies já conhecidas de dinossauros. Eu sempre imaginei o T-Rex como o dinossauro mais temível de todos, mas com esta descoberta de que ele era coberto de penas acho que já o torna muito menos terrível e assustador. Tal como temos estudado nas aulas, os fosseis deste T-Rex estavam conservados em rochas sedimentares. De acordo com o principio da sobreposição dos estratos como o T-Rex viveu á muitos milhões de anos atrás é possível que estes fosseis tenham sido extraídos de estratos sedimentares em zonas muito profundas que se encontravam cobertas por outras camadas mais recentes. Também é possível que tenham sido extraídos da superfície supondo que se formou um vale em que o rio escavou até que o estrato onde se encontravam os fosseis do T-Rex ficou á superfície. Os geólogos e os paleontólogos podem ter encontrado os fosseis do T-Rex através de diferentes e diversificadas formas e em diferentes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário