terça-feira, 30 de outubro de 2012

Evidências da vida antiga


NASA no Alentejo

Os cientistas da NASA e do CEPGIST conseguiram relacionar as características hidrogeológicas de Cabeço de Vide com as de algumas rochas de Marte
Pode ter sido algures na zona que hoje é o Alentejo que começou a vida na Terra. Embora possa parecer insólita, esta é uma suspeita da NASA que, em conjunto com investigadores portugueses, está a analisar o ambiente geológico e termal de Cabeço de Vide que tem características idênticas ao de uma região dos EUA e de Marte.

Contactado pelo Boas Notícias, José Manuel Marques-coordenador do Centro de Petrologia e Geoquímica do Instituto Superior Técnico (CEPGIST), que estuda há vários anos as águas de Cabeço de Vide - explicou que os dados recolhidos nos últimos anos permitem estabelecer uma relação entre as rochas de Cabeço de Vide, as de uma zona termal norte-americana e sedimentos dos solos marcianos. 
Até ao momento, os cientistas já confirmaram a presença de dezenas de meteoritos oriundos de Marte no nosso planeta - o último terá caído em Marrocos, em Julho de 2011 - que têm sido exaustivamente analisados.


A informação recolhida destes meteoritos foi relacionada com dados obtidos pelas sondas que estiveram no Planeta Vermelho e que serão agora completados com o trabalho do robô Curiosity - que se encontra neste momento a realizar uma missão de dois anos em Marte.

Graças a estes estudos, os cientistas sabem que “algumas rochas marcianas têm elementos e características hidrogeológicas idênticas às rochas e às águas de Cabeço de Vide e às de The Cedars, uma zona termal nos EUA”, salienta José Marques.

As rochas de Cabeço de Vide conferem às águas locais uma composição particular e o seu cheiro característico. Devido àquelas rochas, estas águas têm um pH de 11.5, sendo consideradas únicas a nível Europeu e somente comparáveis às que correm numa montanha norte-americana e às dos indícios da água detetados em Marte pelos cientistas.

Com base nesta informação, o astrofísico norte-americano Steve Vance, do Jet Propulsion Lab (JPL) da NASA, iniciou uma colaboração com investigadores do CEPGIST para relacionar e analisar os elementos destes três tipos de rochas e das respetivas águas, que poderão desvendar os mistérios da origem da vida na Terra e noutros planetas.
Relativamente à existência de uma eventual bactéria comum a elementos encontrados no Alentejo, nos EUA e em Marte, informação que tem sido avançada por alguns meios de comunicação nacionais, José Marques explica que ainda não está confirmada mas acredita que estas suspeitas podem vir a confirmar-se graças ao trabalho da sonda Curiosity, uma vez que, de acordo com a NASA, está provado que já houve água a correr em Marte e há fortes suspeitas de que ainda exista no subsolo do planeta.
fonte:http://www.boasnoticias.pt/noticias_NASA-cr%C3%AA-que-a-vida-pode-ter-come%C3%A7ado-no-Alentejo_13059.html
Reflexão pessoal: Esta é uma noticia que me despertou uma grande curiosidade visto que ao longo das aulas de Geologia temos estudado as evidências da vida antiga, os fosséis de organismos que habitaram a Terra no passado, mas uma coisa nunca conseguimos descobrir até hoje... Quando e onde surgiu o primeiro ser vivo? Antigamente a Terra era um planeta excessivamente vulcânico condicionando fortemente a expessura e a luminosidade da atmosfera e isto por sua vez impedia a existência de seres vivos no nosso planeta. É fascinante saber que a Nasa está no Alentejo para tentar descobrir se realmente os primórdios da vida estão escritos em Portugal. Será que é verdade? Era absolutamente fantástico que o nosso pais tenha sido o primeiro suporte á vida na Terra. Em Marte à pouco tempo foram descobertas rochas sedimentares que se terão formado com a meteorização, erosão e transporte por água corrente. Também se sabe que em Marte é possivel ja ter existido vida pelo facto de ter havido água no estado líquido( algo que atualmente não é observavel em Marte, apenas existe água congelada no subsolo). Mas então, se foram encontradas rochas com caracteristicas hidrogeológicas semelhantes ás de Marte, no Alentejo é completamente discutível a possibilidade do Alentejo ter  sido o primeiro local do mundo a suportar vida. Por este modo é que a Nasa se encontra em Portugal perto de poder finalmente desvendar o mistério que tem dado volta á cabeça a muitas pessoas e aos cientistas. Será que a resposta é: Alentejo?  Vamos esperar para ver!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário