quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Noticia de ultima hora


Descobertas duas embarcações com quase 400 anos durante uma obra em Lisboa...




Foram descobertas duas embarcações com quase 400 anos durante as obras da futura sede da EDP, em Lisboa. Dentro de uma das embarcações estavam várias peças cujo valor ainda está a ser calculado.

Para Ver o video da noticia e desta expetacular descoberta aceda o seguinte link:http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2012/10/10/descobertas-duas-embarcacoes-com-quase-400-anos-durante-uma-obra-em-lisboa

Reflexão pessoal: Eu estava a assistir ao Telejornal da Sic, quando me deparei com uma noticia muito interessante e imediatamente a associei e relacionei com o tema que temos vindo a abordar ao longo destas ultimas aulas de geologia e por isso a decidí colocar no meu e-portefólio. Deste modo, como é um tema que me é bastante familiar e que domino com alguma facilidade devido ás aulas, conseguí desde logo explicar este fenômeno. Esta descoberta leva a questionarmo-nos quando é que a ciência vai dar por terminada as descobertas no nosso planeta e quando é que conseguiremos saber tudo sobre tudo. A resposta, na minha opinião é: Nunca, porque realmente muito ainda está por se desvendar. Depois de ouvir com atenção esta noticia eu concluí que possivelmente ou quase de certeza a cidade de Lisboa, Portugal ou até a atual Europa já esteve coberta por mar no passado e que de acordo com a Ciência os continentes elevaram- se á superfície devido a posteriores processos. É caricato imaginarmos como é possível Portugal já ter estado submerso. Também concluí que devido ao fato de estar coberto por mar estas duas embarcações naufragaram no passado e que como aprendemos se depositaram no fundo do mar e posteriormente foram afundando graças ás mais recentes camadas sedimentares indo compactando e pressionando estas duas embarcações para zonas profundas. Também concluí que esta descoberta é muito importante, mais uma vez, para a explicação da teoria da deriva dos continentes e/ou provar que os continentes se movem ou as placas tectónicas. Na minha prespetiva esta é uma excelente descoberta para ajudar a explicar a história da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário