terça-feira, 9 de outubro de 2012

Noticia recente


Massa Gigante de Rochas Vulcânicas Flutua no Pacífico



Aglomerado de pedras vulcânicas na costa da Nova Zelândia. Uma plataforma coesa do tamanho da Bélgica. NO YOUTUBE:[http://youtu.be/5DqBObleqP8]

OCEANO PACÍFICO/NOVA ZELÂNDIA. Uma glomerado gigante de pequenas rochas vulcânicas, com tamanho aproximado da Bélgica, foi avistado - por um avião da Força Aérea Neo-zelandeza, flutuando ao largo da costa da Nova Zelândia (oceano Pacífico) - cerca de 1000 km a nordeste de Auckland.

Trata-se de um agregado de pedras-pomes do tamanho de bolas de golfe que estende-se por cerca de 26 mil km. Do alto, aparecem como uma plataforma brilhante e esbranquiçada. Um navio da marinha (N. Zelândia) levou cientistas para examinar o fenômeno na noite de quinta-feira - 09/08/2012. 

O tenente naval - Tim Oscar disse que é ...a coisa mais estranha... que ele já viu em em seus 18 anos de trabalho no mar. As pedras parecem elevar-se cerca de dois pés (mais ou menos 60 cm) acima da superfície da água. É exatamente como a borda de uma plataforma de gelo.

Cientistas dizem que, provavelmente, as rochas foram ejetadas durante a erupção de um vulcão submarino mas não acreditam que tal erupção esteja relacionada ao recente despertar, com erupção de cinzas, do Monte Tonagiro - também localizado na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que não há perigo para a navegação na área.

FONTE: SEWELL, Anne. Massive rock raft size of Belgium floating off New Zealand.


Reflexão pessoal: Eu encontrei esta noticia e achei-a muito interessante e muito relacionada com o que estamos a abordar ao longo destas ultimas aulas de geologia. É uma noticia que muito tem haver com o domínio temático: As rochas e também com o ciclo litolológico. Esta é uma noticia que retrata as rochas magmáticas vulcânicas ou extrosivas que se formam através da ascenção de magma e posterior e rápido arrefecimento à superfície. Relativamente a este expetacular e extraordinário acontecimento existem cientistas que defendem que esta massa gigante rochosa no Pacifico está relacionada com a erupção do vulcão Tonagiro e que os materiais por ele expelido foram parar ao Oceano Pacífico; e existem cientistas que defendem que este acontecimento tem suas origens num vulcão ou vulcões submarinos. Baseado no que aprendi nas minhas aulas de Geologia e na minha prespectiva eu penso que a segunda hipótese é a mais acertada e racional, porque existem muitos vulcões cobertos por água que devido á ascenção de magma do interior da Terra que chega á superfície e arrefece rapidamente formam rochas magmáticas vulcânicas e neste caso uma massa rochosa. a referida massa rochosa. Também respeito a primeira hipótese mas penso que é quase impossível um vulcão que se encontra em Terra formar uma massa rochosa tão expessa como esta que se encontrava no Oceano Pacifico. É uma noticia que me fascinou bastante e que me causou muita curiosidade em perceber por mim próprio a causa e a origem deste acontecimento. Espero que os meus colegas sintam o mesmo que eu e que aprendam e percebam melhor a formação de rochas magmáticas vulcânicas e o ciclo das rochas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário