domingo, 13 de janeiro de 2013

Notícia recente



As sondas gémeas chocaram contra uma montanha da Lua

Cumprida a missão de mapeamento gravitacional da Lua, as sondas Ebb e Flow da NASA auto-destruíram-se.
O último voo das sondas acabou no fim da trajectória assinalada nesta imagem 

Tudo correu como previsto. A poucos segundos de intervalo uma da outra, duas sondas lunares gémeas da agência espacial norte-americana NASA embateram numa montanha, perto do pólo norte da Lua, à uma velocidade de 6000 quilómetros por hora.
As sondas, baptizadas Ebb Flow, integravam a missão GRAIL (Gravity Recovery and Interior Laboratory) e tinham sido lançadas em Setembro de 2011 pela NASA. Estavam, desde Janeiro deste ano, a realizar o mapeamento mais preciso de sempre do campo gravitacional de um objecto celeste. E, como foi anunciado na semana passada, produziram o mapa mais detalhado de sempre da crosta lunar, revelando algumas particularidades surpreendentes do interior do nosso satélite natural.
Os dados recolhidos pelas sondas ainda estão a ser analisados e prometem imagens mais finas nos próximos meses. O estudo da estrutura interna da Lua deverá permitir perceber melhor a formação e a evolução dos planetas rochosos do sistema solar, como a Terra ou Marte.
As sondas, que se encontravam inicialmente em órbita a 55 quilómetros de altitude, tinham descido para os 22 quilómetros no fim do Verão.  Desde então, começaram a aproximar-se cada vez mais da superfície, numa autêntica missão-suicida programada.
A razão para estas manobras radicais é simples: “A NASA queria descartar qualquer hipótese de as nossas gémeas acabarem por se estatelar perto do locais históricos da exploração lunar, como os locais de aterragem das missões Apolo ou das sondas russas Luna”, disse em comunicado David Lehman, principal responsável pela missão GRAIL.
As sondas iriam forçosamente cair na Lua devido à baixa altitude e ao baixo nível de combustível. Mas antes da manobra – que consistiu, nas últimas horas da operação, em accionar os motores para as colocar na posição certa –, elas tinham, segundo os cálculos efectuados, “sete chances num milhão de cair [num desses locais]”. A seguir à operação, “essa probabilidade caiu para zero”, salienta o mesmo responsável.
A NASA anunciou que o local da colisão foi baptizado "Sítio de Impacto Sally K. Ride", em homenagem à primeira mulher astronauta norte-americana, que também integrava a equipa da missão GRAIL e que morreu no passado mês de Julho.

Reflexão Pessoal: Confesso que á primeira vista pensei mesmo que esta noticia revelava um incidente das sondas gémeas lançadas à cerca de 2 anos pela NASA, mas felizmente não passou de uma missão- suicida programada para terminar a Era das duas sondas que se encontravam a orbitar a Lua. Como estas se descaíram para zonas muito próximas da Terra e como já possuíam pouco combustível  não havia outra opção senão iniciar um processo de colisão com a Lua. No entanto a missão GRAIL e a Nasa não queriam de forma alguma que estas preciosas sondas colidissem e apagassem as marcas históricas deixadas pela primeira missão ao nosso satélite natural (Apollo 18). A probabilidade de elas caírem nesses locais era pouquíssima  mas não estava livre de acontecer. Felizmente no fim tudo correu na perfeição e as marcas que os primeiros homens a pisar a superfície lunar deixaram continuam lá.
Muito temos a agradecer a estas espetaculares sondas gémeas  pois devido a elas poderemos saber qual a sua estrutura interna, poderemos conhecer um mapa detalhadíssimo da crusta lunar e mais importante aínda, conseguiremos perceber muito melhor a formação da Terra ou Marte, pois a Lua formou-se simultaneamente com estes planetas através da nébula solar. Depois de analisadas as informações das duas sondas com pormenor conseguiremos saber muitas coisas desconhecidas à cerca da lua, de alguns planetas, da força gravitica a que um corpo celeste está sujeito em zonas próximas da lua, e muito mais....
Sabemos ainda muito pouco do muito que ainda está desconhecido!!!
Se fores curioso e quiseres visualizar a superficie lunar e ver melhor  melhor no que consistiui esta missão vê este video: http://www.nasa.gov/multimedia/videogallery/index.html?media_id=158296571
Fontes: http://www.nasa.gov/        http://publico.pt/ciencia/noticia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário